O guardador de rebanhos



Cuidava cada ovelha com o mesmo gosto de há vinte anos. Conhecia-lhes as manhas, os trilhos, a maneira como se comportavam cada vez que lhes chegava perto. Umas, as mais rebeldes, fugiam-lhe e evitavam-no. Outras, as mais velhas e amorosas, permitiam-lhe um toque mas nada de muitos afagos. Havia ainda as que faziam sempre o contrário do que ele mandava. E ele preferia cansar-se a correr atrás do seu rebanho, do que envergar o seu cajado às suas companheiras.
Certa vez alguém lhe perguntou como conseguia viver com as ovelhas. Lembro-me de ouvi-lo responder:
- As ovelhas inquietam menos que os humanos e sabem mais que alguns deles.
Na altura lembro-me de tê-lo achado tão rídículo quanto sábio. Ninguém esperava aquela resposta de um solitário que, pensávamos, não conhecia a vida além do seu rebanho, embrenhado em pensamentos sabia-se lá sobre o quê. O que pensaria o pastor, afinal?
Hoje sei que estávamos todos errados. E sorrio ao lembrar-me de uma das últimas frases que lhe ouvi:
- "Sou um guardador de rebanhos, os rebanhos são os meus pensamentos..."

Mais tarde descobri que esta frase era da autoria de Alberto Caeiro.
Afinal, o guardador de rebanhos conhecia mais a vida para além do seu rebanho. Nós é que temos a mania de querer conhecer as pessoas pelas aparências, sem nos darmos ao trabalho de realmente conhecer.

Comentários

Dona Ju disse…
E quando so vamos pelas aparencias costuma correr mal. Mas por vezes os falsos sorrisos tambem enganam.

Beijoca
Oi meu anjo,

Estou de volta, e passando por aqui para te ver e sentir, pois já estava com saudades e muitas mesmo, espero que esteja tudo bem contigo.

Amigo é aquele que não tem rosto, tem sentimento.
Amigo é aquele que não tem raça, tem coração.
Amigo é aquele que não tem preconceito e, sim, mãos estendidas.
Amigo é aquele que chora sorrindo na lágrima de nossa alegria.
Amigo é aquele que não tem hora , pois toda hora é hora.
Amigo é aquele que comemora mesmo por dentro estando triste.

Encontras-me no meu novo perfil, cujo endereço é http://umnovoperfil.blogspot.com , mas também está nos últimos artigos do Horizonte… o limite.
Então faz as malas e vem, espero por ti…
Beijos em teu coração.
Nilson Barcelli disse…
Pois é, muitas vezes as iludências aparudem...
Bfs, beijinhos.
Paula disse…
o essencial é invisivel aos olhos... já o dizia o principezinho...

bjinhos
As aparências...
aaaaaah omo elas enganam.
Bom domingo, abraço pra vc.
b. disse…
eu ando sp metido no meio de rebanhos sem ser de ouvelhas... :S
Raquel Reis disse…
Bem que me soou familiar...

Grande Pessoa!... E grande Cakau! Parabéns, muito bonito!

Beijinhos
Anónimo disse…
Bem verdade... as aparências acima de tudo. Hoje em dia ninguém perde tempo a examinar as pessoas no seu íntimo, apenas aquilo que substancial aos olhos... é pena! Há muita gente que merecia muito mais...
Pessoa sempre tinha razão... os poemas dele cativam-me imenso. O meu poeta perfeito!

beijinhos*
Oi Cakau, só passando pra deixar um abraço.
Tb espero que vc tenha uma ótima semana.
Vênus disse…
Passei para deixar um grande abraço da tua amiga aqui do sul do Brasil....

Beijos! :)

Mensagens populares