Carta de despedida



Despeço-me de ti, com o coração apertado.

Despeço-me de tudo o que me fizeste viver e sentir, desde a alegria imensa que não coube no peito, até à desesperança profunda que me fez desacreditar nas pessoas. Vivenciei momentos de grandes perdas e momentos pontualmente felizes contigo. Acreditei que serias capaz de me conceder a graça de corresponderes às minhas expectativas, mesmo sabendo que não as devia ter alimentado. Acreditei que me trarias o êxtase de ser correspondida nos meus desejos mais íntimos. Sei que a responsabilidade é minha e não me condeno por isso. Perdoo-me por não ter estado sempre à altura, e regozijo-me por ter alcançado frutos inesperados, contra todas as odes.

Deixo para trás todas as amarras que me aprisionaram, a maioria impostas por mim, outras impostas pela vida e por ti. Digo-te adeus, desta forma, porque não tenho outra. É um adeus agridoce. Sei que nada se vai repetir da mesma forma, sei que tudo o que vivi já não tem prospeção no futuro. Sei que amadureci um pouco mais e mudei as minhas certezas. Já não é qualquer coisa que me encanta ou seduz. Já não é qualquer promessa que me faz iludir. Já não são as palavras que me preenchem.

Também sei que aquilo que me proporcionaste é o trampolim para outras experiências, também elas irrepetíveis e únicas. Mas, de alguma forma, dói. A mudança faz temer o imprevisível e faz pensar antecipadamente sobre as perdas. Esta é talvez a palavra para a qual tenho que me dessensibilizar: perdas, do que tenho, do que não tenho, do que posso vir a ter.

Deixo-te, não porque quero, mas porque está na hora. É um ciclo que chega ao fim e que, em boa verdade, me alivia. Trouxeste-me tristezas e desconfianças constantes, mas agora até consigo sentir uma beliscada de otimismo. O tempo é sempre o melhor aliado na cura das feridas. O único problema é que o tempo passa e se esgota. Graças a ti, encerrei muitos capítulos e tenho a certeza que há histórias que não vão ser reescritas. Cumpriram o seu papel.

Despeço-me de ti, com algum formigueiro no peito, mas está na hora de abraçar uma nova etapa. Adeus, 2018. Obrigada por tudo, até pelos que ficaram pelo caminho, pelos insucessos, pelas dúvidas e desilusões, pelas falsas esperanças e pelos embates duros. Está na hora de evoluir para outro patamar. Que o teu sucessor seja mais positivo. Não tenho a menor dúvida que o novo ano será caracterizado pela palavra "mudança". Estou pronta.

Que 2019 seja um bom ano para todos nós.

Comentários

Mensagens populares