Todas as possibilidades têm prazo de validade



Gosto de pensar que a minha vida é feita de possibilidades inesgotáveis e que cada uma delas chega no momento que tem de chegar. Mas aparentemente aquilo que parece aleatório aos olhos dos outros é, na verdade, fruto de muito trabalho, dedicação e até algum sacrifício em seguir ideias que podem não dar em nada, mas que acabam por servir sempre um propósito. Por vezes as ideias que parecem tão geniais numa primeira abordagem, tornam-se erros e lições de vida. Trazem perdas, lágrimas e frustrações. Mas também nos preparam para o que vem a seguir.
As oportunidades surgem, não por geração espontânea, mas porque as pessoas fazem o melhor que conseguem para que elas se concretizem. E, depois, cabe a cada um aproveitá-las ou não. Há quem seja bafejado pela sorte. Da minha parte, a única sorte que tenho é uma espécie de talento em passar das ideias à prática, muito rapidamente. Se vai dar alguma coisa certa ou não, não sei, mas sei que vou tentar sempre. Às vezes por casmurrice, sei que só irei parar quando perceber que esgotei todas as alternativas possíveis. E quanto mais me dizem que não vou conseguir, é quando mais me dedico a provar o contrário.
Oiço frequentemente os queixumes de quem não consegue concretizar os seus planos, sendo o medo o elefante que está dentro da sala e que não quer sair. Gosto de encarar (e fazer ver aos outros) que o medo tanto pode paralisar como impulsionar à ação. É uma questão de avaliação e, sobretudo, de tomada de decisão. No fim do dia, tudo se resume às escolhas que fazemos. E, sim, nem sempre são as certas, mas são as nossas escolhas e saberemos lidar com as consequências das mesmas.
Gosto de ver o lado positivo das coisas e gosto sempre de partilhar essa motivação, quer seja com os meus alunos, clientes, colegas, amigos ou familiares. Não há nada de errado em seguir os nossos desejos, por mais absurdos que possam parecer aos olhos dos outros, e por mais críticas destrutivas que nos possam fazer. Se cada um estivesse preocupado em autorrealizar-se não haveria tempo para criticar o que os outros fazem. O problema reside numa coisa muito simples: as pessoas sentirem que não são suficientes e atribuírem esse sentimento de inferioridade à sorte que os outros têm. 
E se eu dissesse que é possível mudar esse paradigma? Se eu dissesse que o poder está realmente nas nossas mãos e que tudo está ao nosso alcance, acreditariam? Não. Porque assumir a responsabilidade do que acontece nas nossas vidas é correr o risco de chegar à conclusão que podíamos fazer mais do que realmente fazemos, mas é confortável estar onde estamos, porque nos é familiar. É tudo o que conhecemos.
Em todas as aulas, consultas, atividades ou interações que faça, dou um pouco de mim. Dou a fórmula para se ser livre, de forma consciente. Se a pessoa estiver disposta a seguir em frente, tenho a certeza que irá criar caminhos extraordinários. Se se limitar ao que conhece, nunca sairá do ninho. E, neste caso, por muitas oportunidades que surjam, nunca serão suficientes. Acabarão sempre por serem desperdiçadas.

A minha vida está cheia de possibilidades. A tua também. Mas enquanto não as tornares reais, nunca passarão disso mesmo: possibilidades. Com prazo de validade.

Comentários

Mensagens populares