8 passos para se sentir bem


1) Durma bem. Dormir bem não significa não ter horários para deitar ou para levantar. É importante manter uma rotina de descanso para que estejamos em pleno funcionamento e para que o regresso à rotina não seja mais penoso.

2) Coma de forma saudável. É fácil comer tudo o que nos aparece à frente, ou abusar nos doces. Não esquecer que o cérebro é mais lento e está menos funcional com a ingestão de açúcar. Associado a uma alimentação equilibrada está a ingestão de água.

3) Medite. Tem vindo a ser comprovado cientificamente que a meditação e a gratidão ajudam não só a lidar com stress como a ter uma atitude mais positiva. Faça alguns exercícios de respiração e agradeça pelas coisas boas que tem.

 4) Faça exercício físico. Não precisa de se exceder, mas durante 10 minutos pode fazer alongamentos e treinar a sua flexibilidade. A sua saúde agradece: o coração trabalha de forma saudável e o cérebro liberta endorfinas que fazem-no(a) sentir bem.

 5) Tenha momentos de lazer. Veja um filme, jogue um jogo, aprenda uma língua nova, teste os seus dotes culinários, enfim, aproveite para explorar coisas novas.

 6) Relaxe. Tome um banho, desfrute de um chá, faça uma massagem. Merece dar e receber estes mimos. Podem ser sugestões para atividades a dois!

 7) Leia um livro. Ler estimula as suas funções cognitivas e mantém o seu cérebro funcional. Melhora o seu vocabulário e aprende coisas novas, ao mesmo tempo que estimula a sua imaginação.

8) Conecte-se para falar com a família e amigos nesta altura de isolamento, e desconecte-se quando já cumpriu o seu trabalho e/ou já socializou com os seus entes queridos. Não passe tempo exacerbado nas redes sociais. Além de ser pouco estimulante, é tempo desperdiçado que não voltará a recuperar. 

É natural que nesta fase a saúde mental esteja mais fragilizada, pautada por receio, insegurança e preocupação em relação ao futuro. Se precisar, não hesite em contactar ajuda.

Comentários

Mensagens populares